Um museu ao ar livre que guarda a principal coleção de arte pré-histórica do planeta!
Esse já seria motivo suficiente para desembarcar no Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí), dono de tesouros arqueológicos que estão entre os mais antigos registros de presença humana nas Américas! São 400 sítios com mais de 30 mil pinturas rupestres.
No Parque encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios cadastrados. Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano . A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.
As trilhas pela caatinga rumo a desfiladeiros e abrigos que testemunharam histórias de povos antigos têm ainda outros atributos naturais, como impactante paisagem de rochas com formatos enigmáticos, cânions e a flora característica em destaque entre os paredões. Os diferentes circuitos do parque são seguros e bem estruturados. Há opção, inclusive, de visitação a alguns sítios arqueológicos à noite, com iluminação que dá um charme especial às exóticas figuras.
Depois dos dias de exploração ao ar livre, é imprescindível visitar a exposição do Museu do Homem Americano, que revela a evolução do homem pré-histórico no continente através de peças arqueológicas, como fragmentos de cerâmica, ferramentas e outros resquícios de diferentes civilizações.
Pacote de viagem em grupo para a Serra da Capivara-PI, com transfer, hospedagem, passeios com guia e mais (veja em Pacote). Duração de 8 dias/7 noites, com saídas diárias.
IMPORTANTE:
• A proposta é oferecer uma vivência, tornando todos mais viajantes do que turistas. Por conta disto vamos aproveitar oportunidades que surjam durante a nossa estadia na região, como festividades, eventos locais e outros que possam se apresentar. Por conta disto a sequência de atividades pode não ser a mesma apresentada no roteiro, podendo ser alterada a qualquer momento, mesmo após o início da viagem.
• Os participantes podem ser divididos em grupos menores que se revezarão entre as atividades citadas no programa, a fim de tornar mais proveitosas as experiências.
• As atividades previstas também podem, eventualmente, sofrer alterações e correções de última hora devido a questões climáticas, greves, logística ou segurança. Estas alterações serão sempre comunicadas, o mais rápido possível, aos participantes.
• É importante deixar claro que as atividades que envolvem e dependem de comunidades locais e de suas lideranças estão sujeitas a mudanças, alterações ou mesmo substituição por outras similares. Isto pode acontecer para respeitar a dinâmica específica de cada uma das comunidades e de sua disposição em receber os grupos à época da viagem.