O Vale dos Mil Picos ou A Trincheira

A Fossa das Montanhas Rochosas, também conhecida como Vale dos Mil Picos ou simplesmente A Trincheira, é um grande vale na parte norte das Montanhas Rochosas. É visual e cartograficamente uma impressionante característica fisiográfica, que se estende a aproximadamente 1.600 km do lago Flathead, Montana, até o rio Liard, ao sul da fronteira da Columbia Britânica-Yukon, perto do lago Watson, em Yukon.

O fundo da vala tem de 3 a 16 km de largura e varia de 600 a 900 metros acima do nível do mar. A orientação geral é um vetor norte geográfico quase uniforme de 150/330 graus e tornou-se conveniente para os aviadores norte/ sul. Embora parte de sua topografia tenha sido esculpida em vales glaciais, é principalmente um subproduto de falhas.

A Trincheira separa as Montanhas Rochosas a leste das Montanhas Columbia e as Montanhas Cassiar a oeste. Ele também contorna parte da área do platô McGregor da subárea Plateau Nechako do platô interior da Columbia Britânica. Ele tem até 25 km de largura, se medido pico a pico, e varia no relevo do vale, mas é claramente visível pelo ar e por satélite/ sensoriamento remoto e facilmente discernível para aqueles que sobem qualquer uma das montanhas ou cordilheiras que o revestem.

Rios da Trincheira

A trincheira é drenada por quatro grandes bacias fluviais: a Columbia, Fraser, Peace e Liard. Dois reservatórios do Tratado do Rio Columbia ocupam grande parte do seu comprimento hoje – o Lago Koocanusa e o Lago Kinbasket. Uma outra iniciativa do poder da Columbia Britânica criou o Lago Williston. Os rios que seguem a Trincheira, pelo menos em parte, são o rio Kootenay, o rio Columbia, o rio Canoe, o rio Flathead, o rio Fraser, o rio Parsnip, o rio Finlay, o rio Fox e o rio Kechika.

O North Fork do rio Flathead, que flui para o lago Flathead com os outros ramos do rio Flathead, faz parte do sistema do rio Columbia. O Kechika faz parte do sistema Liard River e dos rios Fox, Parsnip e Finlay e parte do sistema Peace River. O rio da canoa é um afluente curto do sistema de Columbia, drenando no lago Kinbasket, um reservatório no rio de Colômbia.

O rio Kootenai, no entanto, não segue totalmente a trincheira, mas sai do sudoeste do Canadá através do reservatório do lago Koocanusa até a represa de Libby. O Kootenay (soletração canadense) River é um afluente do Columbia, unindo-se à Columbia em Castlegar, BC, depois de um meandro pelos EUA como o rio Kootenai (grafia dos EUA).

Trincheiras Norte e Sul

Por conveniência, a Trincheira da Montanha Rochosa pode ser dividida em duas seções, a Trincheira da Montanha Rochosa do Norte e a Trincheira da Montanha Rochosa do Sul. O ponto de divisão reflete a separação entre os fluxos norte e leste para o Oceano Ártico e os fluxos sul e oeste para o Oceano Pacífico. Uma ruptura no sistema de vales a aproximadamente 54 ° N perto de Prince George, na Colúmbia Britânica, pode ser usada para essa finalidade.

A porção norte da trincheira é dominada por falha de deslizamento, enquanto a parte sul da trincheira foi criada por falhas normais. Apesar das diferenças nos estilos de temporização e falhas das porções norte e sul, elas estavam alinhadas umas com as outras porque a falha de ambas era controlada por uma rampa subterrânea profunda pré-existente e voltada para o oeste com mais de 10 km de deslocamento vertical.

Este deve ser mesmo um lugar incrível! Você gostaria de conhecer?

Você também pode gostar de ver isso..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *